PRECISANDO ADQUIRIR RODÍZIOS PARA ESCRITÓRIO E NÃO SABE COMO ESCOLHER? A ATIVVA – Soluções Eficientes DÁ AS DICAS!
Móveis de escritório, sejam armários, carrinhos, ou cadeiras, necessitam de rodízios para escritório para facilitar o dia a dia. Entretanto, para que uma cadeira de escritório seja confortável é preciso: altura dos braços ajustada, ergonomia, regulagem de encosto e assento, rodízio com bom deslize.
No entanto, fazer a escolha de rodízios para escritório ou a troca em móveis que já possui, não precisa ser uma tarefa complicada. Mas pode ser algo bem simples que necessita apenas de atenção a detalhes sobre materiais dos rodízios e correta utilização.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE RODÍZIOS EXISTENTES
Conhecer as características dos rodízios é o primeiro passo para a escolha correta dos rodízios para escritório! No entanto, riscos no piso, movimento dos móveis travado, barulho incomodando colaboradores são uma realidade. E tudo isso pode acontecer quando os rodízios para escritório não são escolhidos adequadamente. Ou seja, sabendo como escolher o modelo ideal não há motivos para arrependimentos. Vejamos a seguir as especificações de rodízios rígidos e macios.
RODÍZIOS PARA ESCRITÓRIO RÍGIDOS
RODÍZIOS H
De acordo com a Norma Brasileira (NBR 13962/2006), que estabelece características físicas e classifica cadeiras de escritório, rodízios rígidos são classificados como rodízios H.
Os rodízios mais usados no comércio são os de PVC, Nylon, Poliuretano (PU) e Polietileno (PE) Estes três modelos possuem rodas rígidas e que não absorvem impacto e, por isso, são indicados para uso em pisos macios, como carpetes ou sobre tapetes.
Rodízios para escritório rígidos, no caso os de polietileno, são usados na maioria das cadeiras. Entretanto, essa preferência se dá pela resistência desses rodízios e preço. Ou seja, este é um material barato para ser produzido e resistente, mas não tem sistema antirruído ou anti risco.
RODÍZIOS PARA ESCRITÓRIO MACIOS
Rodízios macios são indicados para pisos lisos e delicados como madeira, mármore e porcelanato. No entanto, esses não devem ser utilizados sobre superfície áspera, visto que podem sofrer desgaste, não sendo duráveis. Seguem exemplos desses rodízios para escritório macios.
RODÍZIOS TIPO W
A NBR 13962/2006 classifica esses modelos mais macios de rodízios tipo W. E uma premissa manifestada pela norma é que a roda do rodízio W possua cores distintas no seu centro e banda de rodagem. São esses os rodízios macios oferecidos pelo mercado:
– Rodízio de Poliuretano: esses rodízios, se usados adequadamente em um piso liso, podem ser extremamente duráveis sem riscar o piso. O acabamento das rodas parece ser feito de borracha e, normalmente, há uma cobertura de polipropileno para proteger a roda.
– Rodízio em Gel: esta modalidade é bastante confortável, deslizando com muita facilidade. O rodízio em gel não danifica o piso ou trava o movimento do móvel e também recebe uma proteção em polipropileno. Entretanto, uma informação importante é a questão de suporte de peso, pois estes, suportam até 200 Kg, possuem eixo metálico, garantindo durabilidade.
– Rodízio de Silicone: rodízio muito macio e que desliza com facilidade extrema. Assim, não há perigo de danificar o piso com riscos e apresenta um design bonito graças a sua transparência.
DIMENSIONAMENTO DOS RODÍZIOS
Segundo a norma, o diâmetro da roda deve ser de 48mm para os dois tipos de rodízios, macios e rígidos. Já o diâmetro de encaixe padrão é 11mm, conferindo aos rodízios para escritório, normalmente, um anel de expansão. E, no caso de necessidade de troca de rodízio, o processo é fácil e tranquilo.
Entretanto, o diâmetro padrão para as cadeiras dos escritórios é de 50mm enquanto para cadeiras mais sofisticadas é de 65mm. Dessa forma, antes de adquirir rodízios para escritório, atente-se a esses diâmetros.
CONCLUSÃO
Para não errar na escolha de um rodízio para escritório, seja para cadeiras ou móveis de escritório, é preciso se atentar a detalhes. Detalhes dos materiais com os quais os rodízios são feitos, tipo de piso onde deslizarão e dimensão certa para encaixe precisam ser considerados.
Portanto, agora que você já sabe os tipos e características dos rodízios para escritório a escolha será muito mais fácil. Facilitando também a melhor opção para seus móveis. Opte, assim, pelo rodízio macio ou rígido de acordo com o piso e necessidades de seu negócio.
Mas você sabia que a Ativva Soluções pode oferecer um rodízio com as características de roda macia e rígida em um único produto? Confira a dica abaixo de rodízios desenvolvidos pela Colson!
RODAS PERFORMA COLSON – DURABILIDADE SEM MARCAR O PISO!
Você pode ter todos os benefícios de roda macia e dura em um único produto e Sem Marcar o Piso! Afinal de contas, pra que riscar seu piso com uma roda durável ou adquirir uma roda macia que dure pouco?
As Rodas Proforma são Exclusivas! Feitas com Material Termoplástico Macio, que garante Alta Durabilidade e Sem Marcar o Piso! Confira abaixo as principais características deste produto:
Alta Resistência ao Desgaste e Absorção de Choques; Rolagem Fácil; Não Sofrem Deformação Sob Carga por Longos Períodos; Deslizam no Asfalto sem Desgaste Excessivo; Extremamente Silenciosas, Não Marcam o Piso!
Portanto, estes rodízios são ideais para Indústrias, Comércios, Hospitais, Depósitos. Pode ser ao mesmo tempo usado em asfalto, pisos delicados como epóxi e porcelanato com a garantia de durabilidade. Ou seja, com a roda Performa da Colson você garante versatilidade com o melhor custo-benefício. Livre-se de sujeira e rastros em sua fábrica! Contate a ATIVVA – Soluções Eficientes !
Gostaria de saber mais sobre o assunto de rodas e rodízios? Confira este texto que a ATIVVA – Soluções Eficientes preparou que pode ser de seu interesse! Como instalar rodízios corretamente.