AS RODAS DE POLIURETANO OFERECEM, AO MESMO TEMPO, EFICIÊNCIA E DURABILIDADE PARA OS PROCESSOS PRODUTIVOS E INDUSTRIAIS!
Quer saber sobre rodas de poliuretano? O poliuretano faz parte da família de elastômeros que se caracterizam, essencialmente, por uma borracha artificial.
O poliuretano é o único material capaz de associar a resistência e a rigidez de plásticos com a elasticidade e flexibilidade da borracha. E essa característica torna o poliuretano grandemente atrativo ao mercado e aos seus diferentes segmentos.
Rodas de poliuretano são intensamente utilizadas por indústrias em aplicações muito variadas. E isso se dá porque estas são capazes de transportar muito mais cargas do que outros materiais similares. Além disso, suportam ao bem desgaste e, por serem flexíveis, este tipo de roda oferece uma vasta gama de resistências. Ou seja, rodas de poliuretano podem ser desenhadas para serem tão suaves como uma borracha ou tão rígidas como bolas de boliche.
Contudo, quais os principais benefícios do poliuretano e porque este tipo de material é vantajoso na compra de roda? Apesar de materiais mais tradicionais serem também vendidos, como aço e ferro fundido, vale a pena entender os benefícios das rodas de poliuretano. Portanto, confira, a seguir, cada uma das vantagens dos rodízios de poliuretano em diferentes condições de uso!
FACILIDADE NO MANUSEIO
A facilidade no manuseio das rodas de poliuretano também é uma qualidade importante a se destacar. Essa facilidade se dá devido às propriedades do poliuretano que favorecem absorção de choque mais eficientemente do que outros materiais. Assim, esse tipo de roda possibilita mobilidade suave, mesmo com cargas elevadas e em solos irregulares. Ou seja, facilita-se o manuseio e é ergonomicamente mais adequada aos colaboradores que a conduzem em seus processos. Colaborando, portanto, com a saúde e a produtividade dos funcionários.
PLACA GIRATÓRIA NOS RODÍZIOS
Este item não está presente em rodas rígidas, fixadas em uma única posição, mas somente em rodas com rotação de 360 graus. Esta placa giratória é fixa ao suporte e ao garfo.
MAIOR CAPACIDADE DE CARGA
O transporte mais elevado de cargas fazem com que as rodas de poliuretano destaquem-se no mercado. Além disso, essas rodas asseguram maior segurança nos processos. Utilizando rodízios de poliuretano as movimentações de cargas pesadas são bem mais precisas, reduzindo o risco de acidentes.
Ademais, o poliuretano suporta altas cargas em relação ao tamanho de suas rodas. Sendo um material bastante escolhido para processos de fabricação e manuseio de cargas.
PROCESSOS MAIS SILENCIOSOS
Quando a aplicação industrial ou produtiva requer silêncio, as rodas de poliuretano são uma opção bastante requisitada. Assim, o uso da roda, seja ele manual ou mecânico, ocorre com bem menos ruídos em se comparando com o ferro e aço fundido. Estes materiais citados emitem bastante ruído quando estão em movimento. Portanto, optar pela roda de poliuretano oferece um ambiente de trabalho mais satisfatório, promovendo a produtividade dos colaboradores.
MAIOR CUIDADO COM O PISO
Em situações nas quais o piso não é feito de concreto, mas de materiais mais frágeis, um rodízio que não seja de poliuretano pode danificá-lo. Portanto, para a preservação do piso, rodas de poliuretano também são a melhor escolha.
Os rodízios de poliuretano são capazes de distribuir o peso em uma área maior. E isso reduz significativamente o atrito nos pisos, o que não ocorre com rodas de ferro fundido e aço. Portanto, se pretende-se preservar o piso no ambiente de trabalho, um material que reduza o esforço gerado é necessário. É interessante, ainda, considerar o tamanho das rodas no processo. Ou seja, ao movimentar cargas mais pesadas é preciso o uso de rodas maiores e mais largas. E, atualmente, encontramos rodas de poliuretano de diversos tamanhos e larguras de acordo com as cargas dos processos.
MAIOR DURABILIDADE
Ao escolher por um tipo de rodízio não se pode esquecer do ambiente no qual os rodízios serão usados. Ou seja, temperatura a qual serão submetidos, umidade ou produtos químicos podem comprometer a durabilidade e funcionalidade das rodas. Entretanto, a alta capacidade de suportar diferentes tipos de ambientes industriais é mais uma característica positiva das rodas de poliuretano. O poliuretano suporta o desgaste prolongado além de ser resistente a muitos produtos químicos e diferentes temperaturas. Assim, com o poliuretano a possibilidade de corrosão, ruptura e desgaste da roda é menor, colaborando com a vida útil do equipamento.
Entretanto, a principal característica do poliuretano é sua predisposição a se associar a qualquer substrato para cobrir a roda externamente. Assim, enquanto algumas rodas são desenvolvidas integralmente de poliuretano, outras são desenvolvidas em camadas. E essa possibilidade de criação de camadas auxilia vantajosamente na indicação de desgaste da roda. Um item interessante a se considerar no momento da escolha de uma roda de poliuretano.
CONCLUSÃO
A confiabilidade em um produto é questão chave para a sua aquisição. E o mau funcionamento da roda pode colocar todo o processo em risco além de poder causar danos a saúde de quem os manuseia. Dessa forma, adquirir produtos de confiança, qualidade e mais duráveis faz toda a diferença para os gestores de uma empresa. Portanto, rodas de poliuretano são o melhor custo-benefício para quem preza por qualidade e agilidade dos processos produtivos.
A ATIVVA – Soluções Eficientes é uma revendedora dos rodízios de qualidade da Colson, que está há mais de 10 anos no mercado. Caso tenha interesse em saber mais sobre rodas de poliuretano ou precise de indicação para o melhor tipo de roda para seu negócio, contate-nos. Colocamo-nos a disposição para atendê-los e para oferecer produtos de altíssima qualidade.
Gostaria de saber mais sobre o assunto e como escolher rodas e rodízios industriais? Confira este texto que a ATIVVA – Soluções Eficientes preparou que pode ser de seu interesse! RODAS E RODÍZIOS INDUSTRIAIS: SAIBA COMO ESCOLHER.