MANUTENÇÃO DAS RODAS E RODÍZIOS: COMO FAZER

MANUTENÇÃO DAS RODAS E RODÍZIOS: COMO FAZER

A MANUTENÇÃO DE RODAS E RODÍZIOS SÃO FUNDAMENTAIS. ENTENDA O POR QUÊ!

Empresas investem em rodízios industriais, mas nem todas estão atentas ao custo de manutenção de rodas e rodízios. Ou seja, ao adquirir rodízios industriais o custo de manutenção deve estar neste orçamento.

Além disso, por ser um alto investimento, é interessante que os rodízios sejam duráveis, o que é garantido com a correta manutenção. Da mesma forma, para pessoas que adquirem rodízios para uso doméstico, a manutenção é importante para a durabilidade.

Assim, todos devemos ter em mente que a manutenção de rodas e rodízios é fundamental para a boa funcionalidade. Portanto, ao cuidar de rodas e rodízios, a empresa ou consumidor garante seu retorno do investimento. Ou seja, novos equipamentos não serão adquiridos por um bom período sendo os benefícios dos rodízios utilizados ao máximo.

Contudo, confiram as dicas da ATIVVA – Soluções Eficientes para o processo de manutenção de rodas e rodízios e vejam como é fácil!

LUBRIFICANDO RODÍZIOS

Parte externa do rodízio onde deve ser lubrificada para maior durabilidade - Manutenção de Rodas e Rodízios

Lubrificar rodas e rodízios garante que estes durem o maior tempo possível. Assim, utilizar produtos que favoreçam a rolagem de maneira natural impedem que as rodas travem, evitando danos aos pisos.

Assim, geralmente, recomenda-se lubrificar o equipamento de seis sem seis meses. Essa seria uma boa prática do mercado a ser programada nas indústrias, mas não se trata de uma regra universal. Por isso, recomenda-se verificar antes da compra ou no manual do produto a periodicidade indicada pela fábrica. Pois os rodízios diferem em rodagem, operação, utilização e pode ter recomendações específicas.

Além disso, é importante destacar que rodízios podem ser expostos a diferentes ambientes. Como, por exemplo, ambientes extremamente úmidos, expostos a variações de temperaturas extremas ou elementos corrosivos que carecem de mais cuidados. Em casos extremos como os citados, vale a pena a verificação e lubrificação com maior frequência.

VERIFICANDO FIXADORES

Verificando fixadores – Manutenção de Rodas e Rodízios

Após lubrificar, o próximo passo da manutenção de rodas e rodízios é a verificação dos fixadores (parte externa da roda). Esses fixadores são acessórios que impedem que as rodas e rodízios se movimentem sozinhos. Portanto, tão significativo quanto lubrificar rodízios, são os fixadores que asseguram que eles não se movam ou saiam do eixo.

Assim, esses acessórios são fundamentais e estão mais propícios ao desgaste por serem usados constantemente. Além disso, é importante ressaltar que esses fixadores também trabalham contra a ação gravitacional. O que requer ainda mais a manutenção de rodas e rodízios já que são utilizados continuamente.

Portanto, de uma maneira geral, cada um dos fixadores devem ser substituídos. Ou seja, o lado de fora do rodízio deve ser substituído mensalmente. Em seguida, recomenda-se uma revisão detalhada dos parafusos, porcas, e acessório que unam as partes internas e externas da roda. E, encontrando alguma anormalidade, deve-se trocar a peça imediatamente.

Contudo pequenos defeitos como alguma peça torta, desgastada ou fora do lugar devido podem comprometer o funcionamento da roda. Portanto, se necessário, troque essas peças para evitar que estraguem toda a roda.

RODA INTERIOR – MANUTENÇÃO DE RODAS E RODÍZIOS TOTAL

Roda Interior – Manutenção de Rodas e Rodízios Total

manutenção das rodas e rodízios

O terceiro passo, e não menos importante para a manutenção das rodas e rodízios, é a perfeição do próprio rodízio. Geralmente, os rodízios industriais possuem um encaixe emborrachado que possibilita o giro natural e sem ruído.

E, devido ao uso, esse encaixe pode ser achatado ou avariado pelo atrito com o solo com o tempo. Assim, essa deterioração pode acarretar desgaste da roda, danificando a lubrificação e a manutenção dos fixadores.

Assim, cheque frequentemente os degraus e danos nas rodas. E, se necessário, troque uma roda avariada antes que seja necessário substituir todo o rodízio.

Portanto, inspecionar detalhadamente e periodicamente os rodízios é a melhor forma de conservá-los em bom estado, garantindo a vida útil. Assim, prolonga-se ao máximo a próxima aquisição. No entanto, é importante, ao definir qual rodízio adquirir, analisar cuidadosamente o solo, o ambiente e peso atribuídos às rodas. Para cada necessidade há um rodízio específico! Neste caso, a Ativva Soluções se coloca à deposição para oferecer os rodízios que seu negócio necessita.

CONHEÇA OS RODÍZIOS GMH, OS RODÍZIOS SEM MANUTENÇÃO

manutenção das rodas e rodízios

Para soluções específicas é possível adquirir rodízios sem manutenção! E, neste caso, não há a necessidade de considerar custos de manutenção no momento da compra. Assim, os Rodízios GMH da Colson, distribuídos pela Ativva Soluções são destaque em Ergonomia e são livres de Manutenção!

Portanto, com sua qualidade superergonômica, os Rodízios GMH permitem FACILIDADE DE MANOBRAS para o usuário. Sendo, ainda, os preferidos para empresas que se preocupam com a segurança do trabalho em sua companhia.

Além disso, resistentes ao rebocador e a cargas médias, a sua construção Elimina a Manutenção de Rodas e Rodízios, proporcionando vida útil prolongada ao produto!

Entre em contato com a ATIVVA – Soluções Eficientes e conheça essa tecnologia sem manutenção e superergonômica. A tecnologia dos rodízios da ATIVVA – Soluções Eficientes é a solução que sua empresa precisa! Contate a Ativva Soluções e conheça nossos rodízios. teremos o maior prazer em ajudá-lo a escolher o rodízio perfeito para a necessidade de seu negócio.

Gostou desde artigo sobre manutenção das rodas e rodízios? Confira este outro artigo que preparamos especialmente para você: GMH a Roda Mais Ergonômica e Livre de Manutenção!

Entre em contato
Compartilhar

Post Recentes

Tendências

Aplicações Práticas dos Gaveteiros de Polionda

Os gaveteiros de polionda são amplamente utilizados em diversos setores e ambientes, devido à sua praticidade, resistência e versatilidade. Eles são a escolha ideal para

Sustentabilidade

ECONOMIA CIRCULAR

“ISSO É LIXO E NÃO TEM UTILIDADE.”SERÁ? Imagino que tenha em sua fábrica algumas caixas sem uso, ou danificadas, correto? Saiba que pode renovar seu