RODAS E RODÍZIOS, O QUE SÃO?

RODAS E RODÍZIOS, O QUE SÃO?

VOCÊ SABE O QUE SÃO RODAS E RODÍZIOS? O QUE POPULARMENTE SE SABE SOBRE ISSO VAI MUITO MAIS ALÉM!

Muitas pessoas podem dizer que rodas e rodízios são as rodinhas das cadeiras dos escritórios. Sim. São essas são rodas e rodízios também! Mas esse produto não se restringe somente aos limites dos escritórios.
Isso porque hoje no mercado há uma grande variedade desses materiais. E se faz importante entender todas as partes que os compõe para melhor entender cada tipo de operação específica a que são destinados.

DE MANEIRA GERAL, O QUE SÃO RODAS E RODÍZIOS?

Rodízios são dispositivos com rodinhas acoplados a um equipamento facilitando sua movimentação. Rodízios podem ser encontrados em móveis de escritório e domésticos, em hospitais em indústrias produtivas, em andaimes. E o tamanho e a quantidade de peso que suportam pode variar, podendo ser manuseados por pessoas ou acionados por máquinas. A seguir, entenda os componentes das rodas e rodízios.

RODA DO RODÍZIO

A roda é fundamental para que possamos movimentar quaisquer equipamentos com maior facilidade. Portanto, um rodízio requer movimento através de rodas para exercer adequadamente sua função.
Entretanto, os tipos mais comuns de rodas encontradas no mercado são rodas coladas ou sólidas. Enquanto a sólida é moldada com um único material, a colada possui núcleo sólido e um exterior feito com outro material.
Assim, aço, ferro, alumínio, nylon, fenílico, metais, borracha e poliuretano são materiais com os quais as rodas e rodízios são produzidos. E, por conseguinte, existem tipos de roda e tipos de rodízio específicos para cada aplicação. Os rodízios devem ser escolhidos a partir da condição do piso, carga, para manuseio humano ou mecânico, pela temperatura e umidade local.

ROLAMENTOS DE ESFERAS DO RODÍZIOS

São esferas metálicas situadas ao redor do equipamento. Estas são mantidas estáveis através de um anel metálico que chamamos de corrida. Determinadas rodas não giram em torno de um eixo, mas os rolamentos de esferas possibilitam que a parte externa do equipamento gire ao redor da roda central.
Mantendo os rolamentos lubrificados prolonga-se a vida útil do equipamento.

GARFO DO RODÍZIO

Tem o objetivo de prover uma armação para o rodízio, sendo fixado à placa superior do rodízio, por parafusos ou solda. Grande parte das rodas são desenvolvidas de maneira que o garfo e a placa superior sejam feitos do mesmo material.

SUPORTE DO RODÍZIO

Rodas e Rodízios

O suporte é a parte do rodízio usada na fixação da roda ao móvel ou ao item que necessita do equipamento. E há dois tipos de montagem: em espiga ou em placa superior. Uma espiga (ou haste) trata-se de um parafuso afixado em um furo único que é anexado ao móvel/item. A placa já seria uma placa de metal normalmente quadrada aparafusada ao móvel/item.

PLACA GIRATÓRIA DO RODÍZIOS

Rodas e Rodízios

Esta é utilizada apenas em rodas e rodízios capazes de girar e não se encontram em rodízios rígidos. Enquanto os rodízios rígidos são fixos em uma única posição, os giratórios oferecem movimento rotativo de 360 graus. Afixa-se a placa giratória ao suporte e também ao garfo. O mecanismo giratório contem, geralmente, rolamentos e graxa para que possa funcionar como esperado.

MOLAS DO RODÍZIO

Em muitos casos, as rodas e rodízios são equipados com molas que possibilitam a absorção de choque. E, usualmente, em rodízios utiliza-se o aço em forma de espiral. Portanto, a mola adicionada à roda tem a função de amortecer o equipamento quando a carga é posicionada sobre ele. Absorvendo, também o choque.
Parafuso de Eixo do Rodízios

O parafuso do eixo é o equipamento necessário para afixar a roda ao garfo. Em alguns casos pode-se usar uma porca para este processo.

FREIO DO RODÍZIO

O freio trata-se de um utensílio simples colocado no garfo do rodízio. E, por meio da pressão que é aplicada na parte superior do equipamento, pode-se evitar que todo o móvel/item se mova. Este utensílio é extremamente necessário, por exemplo, para travar um andaime e garantir a segurança dos usuários. Em alguns rodízios o sistema de freio funciona semelhantemente ao modo como freios a disco funcionam em veículos automotores.

GUARDA DO RODÍZIO

Trata-se de um aparato importante no caso de o rodízio funcionar em ambientes com muitos detritos. Detritos em contato com os rodízios podem reduzir a vida útil do equipamento, fazendo com que este não deslize facilmente.
Assim, rodízios podem ser produzidos com esse aparato, as guardas, no caso de estes necessitarem rodar em ambiente poluído.

Contudo, aproveitamos para ressaltar a importância da manutenção periódica dos rodízios. Ou seja, a aquisição dos rodízios não é o único custo relacionado a este equipamento. Esta manutenção é fundamental para garantir a vida útil das rodas e rodízios a fim de que possam cumprir adequadamente sua função. No entanto, é importante avaliar o tipo de atividade para a qual o rodízio será utilizado e o ambiente ao qual será submetido antes de adquiri-lo.

Já sabe o que são rodas e rodízios e como funcionam? Gostaria de saber como adquirir o rodízio adequado par seu negócio? Certamente este texto que a ATIVVA – Soluções Eficientes, revendedora da marca Colson há mais de 10 anos, preparou é ideal para você! Confira! Rodas e Rodízios Industriais: Saiba Como Escolher.

Ativva Soluções tem os rodízios que você procura. A ATIVVA – Soluções Eficientes está no mercado de rodas e rodízios há mais de 10 anos. E está sempre disposta a atender nossos clientes e parceiros da melhor menaira possível! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco! Poder te ajudar nos deixará muito felizes! Confira nossa página no Linkedin: Ativva Soluções.

Entre em contato
Compartilhar

Post Recentes

Tendências

Aplicações Práticas dos Gaveteiros de Polionda

Os gaveteiros de polionda são amplamente utilizados em diversos setores e ambientes, devido à sua praticidade, resistência e versatilidade. Eles são a escolha ideal para

Sustentabilidade

ECONOMIA CIRCULAR

“ISSO É LIXO E NÃO TEM UTILIDADE.”SERÁ? Imagino que tenha em sua fábrica algumas caixas sem uso, ou danificadas, correto? Saiba que pode renovar seu